20°C 37°C
União, PI

Lula e Bolsonaro trocam farpas e xingamentos em nova escalada de tensão política

Durante evento em Brasília, Lula critica pedidos de Pix e anistia; Bolsonaro reage nas redes com ataque direto ao presidente.

02/07/2025 às 16h59
Por: Redação Acesse União
Compartilhe:
internet
internet

Brasília – O clima político entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a esquentar nesta terça-feira (1º), com troca de críticas e xingamentos, ainda que sem menções diretas entre os dois. A nova rodada de ataques começou com declarações de Lula durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026, no Palácio do Planalto.

Lula afirmou que jamais pediria doações via Pix a apoiadores, nem anistia antes de qualquer condenação, em clara referência a Bolsonaro e aos seus aliados.

“Nunca vou pedir para vocês fazerem Pix para mim. Nunca. Guarda o seu dinheiro para pagar os seus funcionários. Eu não quero Pix. E jamais vou pedir anistia antes de ser condenado. Quem é frouxo não deveria fazer bobagem. Quem não tem coragem não deveria fazer bobagem”, disse Lula.

A fala foi interpretada como um ataque direto ao ex-presidente, que tem recebido doações via Pix de apoiadores para pagar multas e despesas com sua defesa em ações judiciais, como no caso da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Poucas horas depois, Bolsonaro reagiu por meio de uma publicação na rede social X (antigo Twitter). Também sem citar Lula nominalmente, escreveu:

“Ladrão, faça algo pelo povo. Nos deixe em paz!”

A resposta elevou o tom do embate. O ex-presidente ainda agradeceu publicamente, na última semana, durante evento do PL em Belo Horizonte, pelos R$ 17 milhões arrecadados por doações, que, segundo ele, têm sido usados para bancar sua defesa judicial.

Embora nenhum dos dois tenha citado o nome do outro diretamente, o conteúdo das falas deixou claro o alvo das críticas. A troca de farpas reacende a polarização política no país e ocorre em um momento de crescente tensão entre os grupos que apoiam Lula e Bolsonaro.

Com a COP 30 se aproximando e os olhos do mundo voltados para o Brasil, o embate entre as duas principais lideranças políticas do país pode ganhar novos capítulos nos próximos meses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.