Na tarde de ontem quinta-feira (15/05), o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, deve divulgar um conjunto de ações voltadas para a contenção de gastos e o reequilíbrio das contas públicas do município. As medidas foram definidas por uma comissão especial e têm como foco três frentes principais: contratos de terceirização, serviços de coleta de lixo e a Fundação Municipal de Saúde (FMS).
A expectativa da administração municipal é economizar cerca de R$ 100 milhões até o fim de 2025, o que representaria uma redução mensal de aproximadamente R$ 14 milhões até dezembro deste ano.
Segundo informações obtidas com exclusividade pelo portal Cidadeverde.com, entre as principais ações estão a renegociação dos contratos com trabalhadores terceirizados, cortes em despesas relacionadas à nova licitação da limpeza urbana e ajustes nas horas extras e nos plantões pagos pela FMS.
O prefeito Silvio Mendes comentou sobre a necessidade das mudanças: “Estamos avaliando o que pode ser feito para manter a cidade funcionando. A limpeza urbana, por exemplo, não está melhor do que no ano passado? A comissão está propondo soluções com responsabilidade e sensibilidade, mas que são inevitáveis. Diante das dificuldades, muitos preferem se afastar, mas é preciso encarar o problema. Ignorar não vai resolver.”
O secretário municipal de Planejamento, Marco Antônio Ayres, explicou que os impactos das medidas devem ser sentidos em um prazo maior. “Ainda estamos finalizando o relatório. Uma versão preliminar será apresentada ao prefeito, e ao fim do dia, após análise e discussão, o documento final será entregue. A curto prazo não há solução imediata, mas os resultados virão no médio prazo”, declarou.