22°C 35°C
União, PI

Piauí registrou mais de 15 mil novas empresas abertas em 4 meses, aponta Jucepi

Esse número representa 49,97% do total registrado em 2024, quando foram formalizadas 30.359 empresas

11/05/2025 às 13h37
Por: Redação Acesse União
Compartilhe:
Foto/Reprodução: Internet
Foto/Reprodução: Internet

Nos primeiros quatro meses de 2025, o Piauí já registrou a abertura de 15.172 novas empresas, número que representa quase 50% do total de negócios formalizados ao longo de todo o ano passado, quando foram criadas 30.359 empresas, segundo dados da Junta Comercial do Piauí (Jucepi).

Esse crescimento expressivo é atribuído, em parte, à modernização e à simplificação dos processos oferecidos pelo órgão. Graças ao uso de tecnologias e à digitalização dos serviços, o tempo médio para formalizar um novo negócio caiu para apenas 16 minutos neste ano.

“A agilidade e a facilidade para abrir uma empresa ou acessar qualquer serviço tornam o sistema muito atrativo para os empreendedores”, destacou a presidente da Jucepi, Alzenir Porto.

Os segmentos de comércio varejista e atacadista, hotelaria e serviços são os que mais se destacam na busca pela formalização. Além disso, Alzenir observa uma mudança no perfil das novas empresas, que agora chegam ao estado com maior capacidade econômica.

Ela atribui esse avanço ao interesse crescente de investidores estrangeiros, impulsionado pelas ações do governador Rafael Fonteles, que tem promovido as potencialidades do Piauí em viagens dentro e fora do país. “Estamos recebendo empresas de porte maior do que o habitual. Os esforços do governador em apresentar os atrativos do estado têm sido fundamentais para atrair esse novo perfil de investimento”, afirmou.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.