Clientes da Vivo agora têm à disposição o Modo Seguro, uma nova funcionalidade que permite bloquear o celular em caso de perda, furto ou roubo. Essa atualização foi anunciada hoje (24/03) e está acessível para usuários dos planos Pré, Controle, Pós e Vivo Total, tanto em iPhones quanto em smartphones Android.
Com o Modo Seguro, os usuários podem travar a tela do dispositivo, enviar um comando para apagar dados remotamente, bloquear a linha telefônica ou impedir o uso do aparelho por meio do bloqueio do IMEI.
Esses serviços são oferecidos gratuitamente. No entanto, os usuários podem optar por contratar proteções adicionais, como um seguro para celular, que tem custo a partir de R$ 14,90 por mês.
Para ativar essa funcionalidade, é necessário instalar o aplicativo da Vivo, disponível para iOS e Android. No app, procure pelo botão do Modo Seguro e ative as proteções desejadas. É importante ressaltar que essa opção é exclusiva para clientes dos serviços móveis da operadora.
Para habilitar o bloqueio de tela ou a remoção remota de dados pessoais, por exemplo, clique em “Cadastrar proteção”. Siga as instruções do aplicativo, que podem incluir permissões para acessar a câmera ou o armazenamento do celular. Também é preciso notar que a ativação das proteções pode requerer o registro de biometria facial para autenticação. O app pode solicitar uma foto de um documento de identidade, como RG ou CNH.
Estamos preocupados com a segurança do cliente em todos os momentos, e sabemos que, para proteger nossos dados em situações adversas, cada minuto importa. O acionamento precisa ser rápido, simples e em diversos canais, da forma que for mais conveniente.
Viviane Moura, diretora de Produtos B2C da Vivo
Uma vez ativado, o Modo Seguro permite solicitar o bloqueio da linha ou a limpeza dos dados do aparelho pelo app, site ou atendimento telefônico da Vivo. É importante destacar que o Modo Seguro é uma proteção opcional. Quem preferir não utilizar esses recursos (por exemplo, por não querer fazer o cadastro biométrico), pode ainda contar com outros métodos para bloquear o celular em caso de perda ou roubo.