A programação começa às 8h com uma missa em agradecimento, celebrada na Catedral de Santo Antônio, localizada na Praça Bona Primo. Em seguida, às 8h30, será realizado o tradicional desfile militar, acompanhado da encenação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo” e da entrega da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a personalidades que contribuíram para a história do estado.
A peça, dirigida por Franklin Pires, conta com 65 atores, 19 alunos da Escola Técnica de Teatro Gomes Campos e 11 cantores convidados, proporcionando uma apresentação rica e diversificada, que reflete a história do Piauí.
Neste ano, o espetáculo traz inovações, fazendo conexões com outros momentos históricos e enfatizando os verdadeiros heróis da Batalha do Jenipapo: os anônimos de Campo Maior. Além disso, a montagem será mais voltada para o público jovem, com a inclusão de músicas inéditas e uma abordagem contemporânea, incorporando elementos do rock.
A Batalha do Jenipapo, travada em 1823 às margens do rio Jenipapo, na antiga vila de Campo Maior, foi um dos principais confrontos pela Independência do Brasil. Nesse episódio, maranhenses, cearenses e piauienses enfrentaram as tropas portuguesas, e o sacrifício dos combatentes foi crucial para assegurar a independência da região, garantindo a soberania do Brasil.
Durante a solenidade, 33 personalidades serão homenageadas. Confira a lista:
Cavaleiro
Oficial
Comendador
Grã-Cruz