Com forte respaldo do presidente Lula, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, será o candidato brasileiro à presidência do Conselho da Aliança Global Contra a Fome.
A primeira-dama, Janja da Silva, representará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Roma entre os dias 9 e 13 de fevereiro, durante uma reunião do conselho internacional que definirá a nova liderança da Aliança. Wellington Dias comandará a delegação brasileira no evento.
A Aliança Global Contra a Fome foi idealizada pelo Brasil durante sua presidência no G20 no ano passado, obtendo o apoio de 88 países para atuar no combate à fome mundial.
Dado o protagonismo brasileiro na criação da iniciativa, o governo Lula busca ocupar a presidência do conselho, lançando Wellington Dias como candidato. A Noruega também deve disputar o posto.
Janja da Silva terá um papel de destaque na reunião, já que foi uma das principais articuladoras do projeto. Durante o ano passado, a primeira-dama esteve fortemente envolvida na estruturação da aliança e trabalhou para mobilizar o apoio de outros países.
Além de seu engajamento direto na iniciativa, a ausência de Lula na reunião se deve à sua intensa agenda de compromissos internos, impossibilitando a viagem à Itália em fevereiro.