Na última segunda-feira (18), o governador Rafael Fonteles (PT) inaugurou o novo Centro de Tratamento de Doenças Cardiovasculares e um moderno serviço de Hemodinâmica no Hospital Getúlio Vargas (HGV). A nova unidade é equipada com duas salas para procedimentos cirúrgicos, além de farmácia, arsenal, copa, secretaria, sala de recuperação e expurgo, com acesso direto à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardíaca. O total de investimentos nas melhorias da infraestrutura e na aquisição do equipamento de Hemodinâmica foi de aproximadamente R$ 5,3 milhões, sendo R$ 4 milhões destinados exclusivamente à compra do aparelho.
Durante a inauguração, o governador destacou a importância do novo centro para a ampliação dos serviços oferecidos pelo HGV. "Agora, o hospital conta com duas salas exclusivas para procedimentos como cateterismos, que são fundamentais para cirurgias cardíacas, vasculares, neurológicas, além de tratamentos oncológicos. Também temos um novo centro cirúrgico, que torna a unidade ainda mais completa, especialmente para atender casos de maior complexidade nessas áreas. Estes são investimentos significativos, realizados com o apoio da bancada federal, incluindo o deputado Merlong Solano e o senador Marcelo Castro, que têm alocado recursos para a saúde pública no Piauí, possibilitando avanços não apenas no HGV, mas em diversas outras unidades hospitalares no estado. O HGV é a unidade que realiza a maior quantidade de procedimentos de alta complexidade, com milhares de cirurgias acontecendo aqui todos os dias", afirmou o governador.
A aquisição do novo equipamento foi viabilizada por meio de uma emenda do deputado federal Merlong Solano, que também participou da cerimônia de inauguração. "A emenda que destinei à Secretaria de Saúde possibilitou a compra deste equipamento de última geração, que vai aprimorar os procedimentos realizados no HGV. Este aparelho traz mais qualidade, rapidez e segurança aos tratamentos cardiológicos, neurológicos e vasculares, além de proporcionar aos pacientes um tempo reduzido de internação e menor risco de infecções. Continuarei trabalhando para investir na saúde do Piauí, não apenas no HGV, mas em toda a nossa rede de saúde", declarou o deputado.