A decisão do Ministério Público sobre a convocação dos aprovados no concurso para a Guarda Municipal de União deve ser divulgada nesta semana. O resultado final ainda não foi publicado devido a uma reclamação de candidatos reprovados, que apontaram possíveis irregularidades no certame.
Os candidatos aprovados seguem aguardando a convocação, enquanto o Ministério Público analisa o caso. O edital do concurso estabelecia que o resultado final seria divulgado em junho de 2024, mas a expectativa de convocação foi adiada para depois das eleições, devido ao ano eleitoral.
No dia 25 de julho de 2024, o Ministério Público abriu um Atendimento ao Público (AP)/Protocolo após uma denúncia coletiva que mencionava possíveis falhas nas fases do concurso, como nas provas objetivas, na avaliação física (TAF) e nos exames médicos. Esses apontamentos estão sendo investigados pelo MP, que orientou o Município a suspender a nomeação dos aprovados até que o caso seja resolvido. A expectativa é de que uma nova decisão sobre o andamento do concurso seja tomada ainda nesta semana.
A Prefeitura de União afirmou que o Ministério Público questionou alguns aspectos do concurso, mas ressaltou que o processo não pode ser revertido. A administração municipal informou que nos próximos dias uma definição sobre o resultado final será anunciada.